Cidadania e Eleições: projeto da Escola Portal simula eleição e incentiva a reflexão sobre voto consciente
Mobilizar as crianças para que entendam como funciona uma eleição e as atribuições dos cargos políticos. Esse é um dos objetivos do Projeto Cidadania e Eleições, iniciativa da Escola Portal ainda recente, mas que já traz resultados consideráveis de aprendizado e envolvimento.
Executado com a turma do quarto e quinto ano, ou seja, alunos entre 9 e 11 anos, o projeto teve início quando, depois de trabalhar questões sobre a administração do município, os próprios alunos sugeriram fazer uma eleição na turma.
“Ficamos muito satisfeitos com essa proatividade deles e propomos, então, uma intensa pesquisa que envolveu pontos como especificidade do trabalho de cada cargo político, importância dos direitos e deveres, compreensão da democracia e voto consciente”, explica a professora Juliana Lais Lima Serrano.
Interdisciplinar, o projeto envolveu as matérias de língua portuguesa, história, geografia e também o Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (PDPS).
Segundo a professora Patrícia Medeiros, depois de executar a pesquisa, os alunos candidatos precisaram elaborar propostas para serem colocadas em prática, pensando sempre no bem coletivo da escola.
“Desde olhar para o problema do lixo que fica no pátio depois do lanche, até sugerir ideias de integração entre as turmas, como diferentes brincadeiras na hora do intervalo. Tudo isso foi pensado, sugerido e está trazendo um resultado muito positivo. Os alunos precisam, de fato, lutar para defender as propostas e ter consciência de que, ao vencerem, vão ter que executá-las”, complementa Patrícia.
A primeira edição do projeto Cidadania e Eleição vai ao encontro de um dos principais objetivos do Ensino Fundamental I da Escola Portal: o desenvolvimento das soft skills, habilidades comportamentais relacionadas a maneira como a pessoa lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações.
Conforme as professoras orientadoras, a ideia, agora, é dar sequência ao projeto enquanto houver interesse dos alunos.
“Queremos continuar proporcionando esses momentos de reflexão e discussão de novas propostas. Uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento e tomada de consciência dos alunos”, finaliza Juliana.