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Cidadania e Eleições: projeto da Escola Portal simula eleição e incentiva a reflexão sobre voto consciente

Mobilizar as crianças para que entendam como funciona uma eleição e as atribuições dos cargos políticos. Esse é um dos objetivos do Projeto Cidadania e Eleições, iniciativa da Escola Portal ainda recente, mas que já traz resultados consideráveis de aprendizado e envolvimento. 

Executado com a turma do quarto e quinto ano, ou seja, alunos entre 9 e 11 anos, o projeto teve início quando, depois de trabalhar questões sobre a administração do município, os próprios alunos sugeriram fazer uma eleição na turma. 

“Ficamos muito satisfeitos com essa proatividade deles e propomos, então, uma intensa pesquisa que envolveu pontos como especificidade do trabalho de cada cargo político,  importância dos direitos e deveres, compreensão da democracia e voto consciente”, explica a professora Juliana Lais Lima Serrano. 

Interdisciplinar, o projeto envolveu as matérias de língua portuguesa, história, geografia e também o Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (PDPS). 

Segundo a professora Patrícia Medeiros, depois de executar a pesquisa, os alunos candidatos precisaram elaborar propostas para serem colocadas em prática, pensando sempre no bem coletivo da escola. 

“Desde olhar para o problema do lixo que fica no pátio depois do lanche, até sugerir ideias de integração entre as turmas, como diferentes brincadeiras na hora do intervalo. Tudo isso foi pensado, sugerido e está trazendo um resultado muito positivo. Os alunos precisam, de fato, lutar para defender as propostas e ter consciência de que, ao vencerem, vão ter que executá-las”, complementa Patrícia. 

A primeira edição do projeto Cidadania e Eleição vai ao encontro de um dos principais objetivos do Ensino Fundamental I da Escola Portal: o desenvolvimento das soft skills, habilidades comportamentais relacionadas a maneira como a pessoa lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações.

Conforme as professoras orientadoras,  a ideia, agora, é  dar sequência ao projeto enquanto houver interesse dos alunos.

 “Queremos continuar proporcionando esses momentos de reflexão e discussão de novas propostas. Uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento  e tomada de consciência dos alunos”, finaliza Juliana. 

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