Como a Escola Portal trabalha a autoestima das crianças
Já é consenso entre especialistas: boa parte do que as crianças absorvem em casa e na escola têm um impacto expressivo durante toda a sua vida.
Por isso é tão importante trabalhar a autoestima e os aspectos emocionais desde a primeira infância.
Mas não é só isso.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que os casos de depressão na infância têm aumentado consideravelmente ano após ano. Última pesquisa divulgada em 2020 mostra que o crescimento de diagnósticos nessa faixa etária foi de 4,5% para 8% na última década.
Mas como exercitar a autoestima e potencializar a inteligência emocional entre os pequenos?
Na Escola Portal, conforme o orientador do Ensino Fundamental, João Afrânio, este é um assunto sério e trabalhado por meio do Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (PDPS).
Em sua visão, são ferramentas capazes de desenvolver desde cedo o autoconhecimento e que ajudam as crianças a lidar com desafios da vida, como compreender a importância dos limites e regras, além de saber perder.
Aproveite e leia: Como desenvolver a autoestima infantil? 7 Dicas Para Crianças Mais Seguras
Diálogos e leituras para crianças mais autônomas e seguras de si
Rodas de conversa, análises de vídeos, leituras…
Todas essas atividades são utilizadas como meio de trabalhar a autoestima na Escola Portal.
Para o professor João Afrânio, trata-se de uma forma de incentivar a aquisição de conhecimento através da relação com o outro.
A equipe pedagógica também possui um papel muito importante nesse contexto. Além de ajudar os alunos no desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais, os educadores trabalham para promover a autoconfiança entre os pequenos.
“A partir do momento que você trabalha com a criança a nomeação de sentimentos e ajuda a construir essa habilidade de compreender, analisar e elaborar as sensações, concedemos a oportunidade de ela se tornar um adulto mais seguro, que compreende o mundo a sua volta, pensando na reciprocidade e na capacidade de olhar para o outro”, complementa o professor João Afrânio.
As famílias, vale lembrar, também são envolvidas nesse processo e convidadas a participar de diálogos que pautam a saúde emocional.
Para João Afrânio, é de extrema importância que os pais compreendam que quando pais e professores trabalham a autoestima da criança, estão oportunizando mais ferramentas para lidar melhor com a frustração, medos e sentimentos.
“É um movimento de construção interna que vai reverberar muito no campo exterior e tornar, inclusive, o aprendizado mais leve e ajudar a formar um sujeito com mais autonomia e capacidade para se autoconhecer”, finaliza.
Agende uma conversa com nossa equipe pedagógica
Baixa autoestima na infância pode acarretar problemas bem graves na adolescência e na vida adulta.
Depressão, ansiedade e tendência a desenvolver vícios nocivos, como abuso de álcool e drogas, são alguns exemplos.
Na Escola Portal, esse assunto é trabalhado com muita seriedade e profissionalismo desde cedo.
Ficou com alguma dúvida e quer saber mais detalhes sobre os projetos e atividades do nosso dia a dia?
Agende uma visita na Escola Portal clicando aqui. Teremos o maior prazer em mostrar a nossa estrutura e te contar como trabalhamos para as crianças serem protagonistas do próprio aprendizado.