Cultura maker na escola: O que significa, importância e atividades aplicadas
Cultura maker na escola. Você sabe o que isso significa? Está por dentro dessa tendência educacional que está ganhando as instituições de ensino de todo o mundo?
Se a sua resposta foi não, estamos aqui para lhe apresentar.
Nesse artigo, vamos apresentar mais informações para você entender o que é cultura maker, como ela é aplicada, qual é a sua importância dentro do ambiente escolar e como a Escola Portal Objetivo está aplicando esse conceito junto aos alunos.
Preparado para abrir novas perspectivas sobre as formas de ensinar e agregar novos conteúdos às crianças e adolescentes?
Então, venha conosco entender mais sobre cultura maker na escola e seus impactos positivos.
- O que é cultura maker
- Qual o papel do movimento maker no aprendizado
- Qual o potencial da cultura maker na escola?
- Como a Escola Portal Objetivo aplica a cultura maker?
O que é a cultura maker?
A cultura “maker” ou movimento maker tem como finalidade principal o estímulo ao aprendizado por meio de uma filosofia “faça você mesmo”, muito disseminada com a sigla DIY, do inglês do it yourself.
A cultura incentiva o aprendizado na prática, manual, concentrando os esforços intelectuais na criação, modificação e conserto de objetos.
Ela parte do princípio que todos nós somos capazes de criar coisas e aprender muitos valores com esse tipo de atividade, como por exemplo:
- o raciocínio lógico;
- a identificação de problemas;
- a habilidades de trabalho em grupo;
- e até noções de coordenação de projetos.
A teoria é de entusiastas de renome, como é o caso do ex-Presidente Norte Americano Barack Obama.
Segundo Obama, o apoio ao movimento maker é a chave para o desenvolvimento de uma nova revolução industrial e de mercado!
Qual o papel do movimento maker no aprendizado?
Por mais que seu papel tenha relações com o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio, a grande tarefa da cultura maker é fazer do aluno o protagonista de seu próprio desenvolvimento intelectual.
Isso é feito por meio de atividades que o desafiam a pensar e que servem de estímulo para uma ampliação cognitiva que envolve a criatividade e a solução de problemas.
Atividades assim, são também muito estimuladas no universo corporativo nos dias de hoje por meio de teorias como Design Thinking, por exemplo.
Outro ponto interessante: o movimento maker traz para uma linguagem menos teórica a conteúdos que são fundamentais.
Por exemplo, se torna muito mais fácil aprender matemática e física colocando-as na prática do que apenas lendo números e fórmulas em um quadro.
A cultura maker é multidisciplinar e impacta, principalmente, o conjunto de disciplinas chamado de STEAM:
- Science (Ciências);
- Technology (Tecnologia);
- Engineering (Engenharia);
- Arts (Artes);
- Mathematics (Matemática).
Por meio de atividades elaboradas, como programação de jogos, robótica e dinâmicas de solução de problemas, os alunos ganham bagagem intelectual perene, construída com prática, diversão, raciocínio e criatividade.
Qual o potencial da cultura maker na escola?
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo brasileiro Paulo Blinkstein, professor e pesquisador do MIT (EUA), o aprendizado na prática gera resultados mais assertivos para os alunos.
O experimento que consistiu em dividir alunos em dois grupos.
O primeiro grupo entrou em contato com uma tarefa na bancada de um laboratório e, sem saber nada sobre aquilo, tentou buscar soluções na prática com base no que acreditavam ser o mais certo. Em seguida, eles foram apresentados a um vídeo com instruções de desenvolvimento da tarefa.
O segundo grupo, experienciou o contrário, assistiu ao vídeo primeiro e depois tentou realizar a tarefa.
O resultado foi superior no primeiro time, aqueles que buscaram entendimento na prática antes da teoria.
A performance, segundo o estudo do professor, foi 30% superior.
A escola, como uma instituição de ensino preocupada com seus alunos e como uma empresa que deve buscar diferencial competitivo dentro do mercado, não pode negar a ascensão dessa filosofia de aprendizado.
As melhores escolas são aquelas que estão na busca constante por atividades e pedagogias que beneficiem o aluno.
Atualmente, a forma como a sociedade se desenvolve é dinâmica, inclusive com muito estímulo ao “faça você mesmo”, faz com que seja necessário buscar atividades que privilegiem o protagonismo dos alunos.
O potencial do movimento maker para o ensino de crianças, adolescentes e jovens adultos é imenso, principalmente por ser uma cultura ampla e capaz de englobar diferentes disciplinas, conhecimentos e assuntos.
Junto com o conhecimento, vem o desenvolvimento da proatividade, da autonomia e do espírito crítico, e tudo isso é fundamental para cumprir o papel da escola, que é de formar cidadãos preparados para os desafios da vida adulta.
Em termos de diferenciais, a escola pode começar com projetos bem interessantes, tais como:
1) Programação
Noções de linguagem de programação estão se tornando cada vez mais requisitadas, ainda mais em um contexto social altamente tecnológico como o nosso. Já existem até cursos de programação para crianças, tamanha a importância desse assunto.
O ensino de programação abre um grande leque de possibilidade de criação e desenvolvimento da lógica e do raciocínio.
2) Eletrônica e automação
Assim como linguagem de programação, noções básicas de eletrônica e automação são importantes para despertar o raciocínio, a criatividade e a solução de problemas.
O uso de kits Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica) é algo bastante interessante, e não se trata de nada muito caro.
3) Desenvolvimento de aplicativos
É possível desenvolver aplicações simples de celular utilizando conhecimentos de tecnologia, programação e eletrônica. Tudo isso pode ser posto em prática na cultura maker.
Em um mundo cada vez mais conectado via mobile, por que não usar dessa realidade a favor da aprendizagem?
4) Uso de impressoras 3D em projetos
Elas estão se tornando cada vez mais acessíveis e são ótimas ferramentas para despertar a curiosidade, estimular o aprendizado e transformar o jeito de aprender e colocar o conteúdo em prática.
Como a Escola Portal Objetivo aplica a cultura maker?
Nossa escola está em sintonia com o futuro e com a inovação necessária para o setor educacional. Aqui na Escola Portal Objetivo, adaptamos a cultura maker na rotina dos alunos de diferentes maneiras.
A primeira é em sala de aula, adaptando conteúdos “tradicionais” junto aos educadores e analisando as oportunidades de aplicar atividades práticas e de estímulo ao protagonismo do aluno em seu aprendizado.
Desde a educação infantil até o ensino médio, os alunos estão recebendo aportes teóricos envolvendo projetos encubados dentro da cultura maker para transformar a forma de aprendizado e gerar ainda mais valor no tempo que eles passam dentro da escola.
A estrutura da Escola Portal Objetivo engloba um laboratório onde a criatividade é o principal ingrediente. Em nosso Maker Space, são desenvolvidos cursos e programas educacionais, que são abertos aos alunos e também ao público externo.
Entendemos que não devemos limitar apenas aos alunos a possibilidade de ter contato com novas formas de aprendizagem, por isso, fomentamos a participação de todas as crianças e adolescentes, para que mais e mais pessoas sintam na pele a diferença trazida por uma educação que enaltece a prática e o desenvolvimento da autonomia.
Acreditamos no potencial da cultura maker e buscamos desenvolver mais e mais atividades com essa filosofia.
Como uma instituição de ensino que há anos se encontra entre as mais conceituadas de Sorocaba e região, sabemos que nosso papel é trazer inovação e oferecer aos pais e mães a nossa perspectiva sobre o que é uma educação ampla e de qualidade.
A cultura maker na escola representa o futuro da educação
Uma filosofia capaz de trazer disrupção a um antigo modelo educacional muito centrado em teoria e com pouca valorização da prática e da autonomia.
Instituições de ensino devem se modernizar, tentar acompanhar a evolução social e intelectual do universo que a rodeia, por isso, aqui na Escola Portal Objetivo, a cultura maker foi uma “aquisição” muito bem-vinda em nossa proposta pedagógica.
Quer saber mais sobre o que a Escola Portal Objetivo faz em prol da cultura maker ou está interessado em conhecer mais sobre nosso Maker Space?
Entre em contato conosco e agende uma visita! Será um prazer auxiliar você na compreensão do que há de mais inovador para a educação do seu filho!