Berçário Escola Portal

A incrível jornada do bebê na Escola Portal: Atividades e rotina do bebê

Qual o papel da escola nos primeiros anos de vida de uma criança?

Como trabalhar o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social e garantir que os bebês tenham condições de experimentar e conhecer o mundo ao seu redor?

O Berçário da Escola Portal acredita que o bebê é um indivíduo que merece atenção e constante respeito e, justamente por isso, alia o cuidado e a brincadeira ao movimento livre do bebê. 

Conforme a coordenadora do berçário, Gisele Puccetti Rodrigues Lombardi, inúmeras ações são trabalhadas diariamente no Berçário. 

Propostas pedagógicas precisam dialogar com as ações de cuidados (banho, alimentação, sono, troca de fraldas) e respeitar o tempo de cada uma delas, tendo-as como protagonistas dessas experiências cotidianas”, explica. 

Mas como isso funciona na prática?

A coordenadora Gisele ressalta que sempre que uma educadora for executar uma ação de cuidado é importante seguir o protocolo: olhar, permissão e toque. 

“A educadora precisa perceber a situação da criança e pedir a ela para irem juntas para o momento da troca, sem tirá-la bruscamente do espaço em que está envolvida. A comunicação com ela é sempre importante, organiza a criança internamente. É o momento de maior vínculo entre a criança e a educadora”, explica. 

Veja como a Escola Portal atua em diferentes momentos da rotina do bebê

Bebê Escola Portal na Toca da Raposa

1. Banho

As educadoras – todas formadas em curso de berçarismo –  conversam com a criança e utilizam de um objeto para levar ao banho. Isso pode ajudar a envolver o bebê nesse processo.

Depois do banho, é importante secar bem as dobrinhas do pescoço, orelhas e virilhas, evitando as assaduras.

2. Troca de fraldas

As fraldas não precisam ter um horário cronometrado para que todas sejam trocadas ao mesmo tempo. Isso pode ser feito sempre que necessário, conforme a necessidade individual de cada bebê.

Uma observação muito importante é que na Escola Portal não deixamos a criança sozinha no trocador, nem mesmo por segundos.

Os bebês se movem, às vezes, com uma velocidade muito maior do que se espera.

3. Desfralde

Aí está um processo que gera muitas dúvidas entre papais e mamães, justamente por ser singular de cada criança e não haver uma idade pré-determinada para acontecer. 

Assim que percebe alguns sinais de prontidão da criança – fala, ser capaz de tirar a roupa sozinha, ficar com a fralda seca durante um período longo e depois encher a fralda com grande volume -, as educadoras orientam que esse processo comece em casa, por se tratar de algo íntimo e que precisa da parceria da família.

Posteriormente, o processo é continuado na escola. 

4. Alimentação

Conforme explica a coordenadora do Berçário Portal, Gisele, na hora das refeições, as crianças nunca devem ser forçadas a comer, embora possam ser ajudadas por meio da oferta de alimentos atraentes e bem preparados. 

Entre as atribuições das educadoras para auxiliar as crianças nesse processo, estão ensinar a lavar bem as mãos antes das refeições, ajudar a criança a se alimentar e também encorajá-la a segurar o talher, a fruta e a beber no copo sozinha.

Detalhes como deixar os alimentos esfriarem à temperatura ambiente e nunca assoprar sobre o alimento, pois aumenta o risco de contaminação, também são pontos reforçados pela Escola Portal. 

“O espaço de alimentação é, também, um momento de interação social no qual a criança aprende com a ação entre os pares, percebe o que o coleguinha está fazendo e, por meio da imitação, ousa e experimenta algo novo”, frisa Gisele. 

Centro de experimentações

Além das ações de cuidado, também é necessário inserir os pequenos em uma metodologia que os coloque no centro das experimentações, afinal tudo o que aprendem nessa fase é determinante para o resto da vida.

Nessa intensa fase de conexões neurais, a Escola Portal incentiva que os pequenos experimentem tocar,  desenhar,  dançar e olhar para o novo à sua própria maneira. 

Experiências como leitura, os cantos, música, expressão artística, jogo heurístico e contato com a natureza são alguns exemplos. 

Saiba mais detalhes de cada uma dessas atividades:

Bebê Escola Portal

Leitura

A Escola Portal acredita que a aventura de ler proporciona o conhecimento de si e do mundo.

Nesse contexto, incentiva leituras em grupo em diversos locais da Escola, com fantoches e dedoches e luz e sombra.

Cantos

Os cantos são uma modalidade de organização do espaço com diversos temas.

Segundo explica Gisele, a criança aprende a escolher e tomar decisões, o que auxilia no desenvolvimento da autonomia e no valor da aprendizagem. 

Contato com a natureza

Além das atividades na Toca da Raposa, um ambiente verde em meio à cidade onde os pequenos poderão mexer na terra e sentir cheiros e texturas com a supervisão de nossas cuidadoras, o berçário também conta com pátios onde os pequenos podem correr livremente. 

Esse contato permite instigar o senso exploratório sensorial das crianças através de detalhes, como a sombra das árvores, a luminosidade dos raios de sol e suas nuances, o vento, as folhas caídas, entre outros elementos que só a natureza tem. 

Vivências musicais

Momentos em que as crianças podem explorar novos ritmos, batidas e, assim, desenvolver suas habilidades sensoriais. 

“A música está presente em praticamente todo o contexto da escola da infância, ajudando a embalar o sono ou a alegrar o ambiente”, salienta Gisele. 

Outro aspecto importante é que a música também oferece um repertório cultural de músicas tradicionais, cantigas de roda e MPB para crianças. 

Expressões artísticas

Diariamente as crianças vivenciam propostas que as desafiam a fazer desenhos em diferentes papéis – texturas e tamanhos diversos.

Também experimentam diferentes suportes para apoiar o seu desenho e se posicionarem: deitada, sentada ou em pé.  

Na visão da coordenadora Gisele, o desenho possibilita que a criança expresse suas emoções por meio dos traços.

“Desenhar é uma maneira de comunicar-se, é vivenciar, imaginar e experimentar”, finaliza Gisele. 

Cuidado, afeto e confiança

Escolher o lugar onde seu filho terá os primeiros contatos com o mundo é uma tarefa desafiadora. 

Por isso, cada atividade do Berçário da Escola Portal é pensada observando minuciosamente os detalhes. 

Cuidado na hora de atender as necessidades básicas, afeto com as trocas e, acima de tudo, confiança na capacidade de cada bebê são algumas das premissas adotadas com muita seriedade e respeito no Berçário. 

Matrículas abertas 

Se você tem interesse em matricular seu filho no Berçário Portal Escola, mas ainda tem dúvidas, entre em contato com a gente e agende uma visita pelo link: https://escolaportalsorocaba.com.br/bercario/

Teremos o maior prazer em receber você e apresentar toda a estrutura da nossa instituição, pensada nos detalhes para o melhor conforto do seu bebê.

Quer receber mais conteúdos sobre educação de bebês e crianças?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.