Leitura de Mundo

Leitura de mundo e reconhecimento através da escrita: a Alfabetização da Escola Portal

A alfabetização é um assunto de grande interesse entre pais e educadores. 

Compreender como acontece esse processo e como ele é percorrido pelas crianças é fundamental para entender os novos sentidos que elas dão para determinados contextos à medida que o tempo passa. 

A Escola Portal acredita que esse caminho que marca a trajetória da Alfabetização começa quando a criança nasce, pois o mundo que a recebe é todo representado pela escrita.

“O contato com a escrita está em casa, nas ruas, nas paredes da cidade e em outros lugares, mas é na escola que criamos as mais potentes situações de intervenções para que as crianças entendam a língua como importante veículo de comunicação”, explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Elaine Giudice. 

Leitura de Mundo (3)

Para fazer com que os pequenos alunos se engajem nesse processo, a professora explica que diferentes exercícios envolvendo tarefas do dia a dia são planejados na rotina da escola. 

“Lista de compras, um convite para o colega que está aniversariando ou mesmo a organização da agenda dos momentos que teremos naquele determinado dia são exemplos de situações riquíssimas para mostrar às crianças quais funções a escrita estabelece nesses modos de comunicação”, exemplifica. 

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Ler de diferentes formas

O processo de alfabetização na Escola Portal também envolve doses de leituras diárias. 

As educadoras colocam os alunos em contato com diferentes gêneros de literatura com o objetivo de convidar os pequenos a conhecer uma maior variedade de palavras, estéticas e estruturas textuais.

Trata-se, na visão da professora Elaine, de uma ação de grande importância para a formação desses leitores e escritores. 

Mas como são pensados os espaços para tudo isso acontecer?

Na Escola Portal, os eixos de leitura e oralidade estão presentes em vários contextos. A Biblioteca Infantil – com mais de 3.500 obras –  é um convite a viver a experiência leitora. Nesse espaço, múltiplas propostas são desenvolvidas, promovendo diferentes formas de ler e contar histórias. 

“A biblioteca é um espaço lúdico por excelência, pois é o lugar de brincar com os livros e com as letras e com o faz de conta.  É o local onde se pode dançar, desenhar e ouvir músicas, ou seja: um convite ao mundo letrado”, complementa a educadora. 

A ideia, portanto, é que os ambientes da escola onde a alfabetização acontece (inclusive a sala de aula) não sejam estáticos com escritos expostos, mas convidem as crianças a pensarem sobre o mundo das palavras. 

Leitura de Mundo (2)

“A sala de aula deve ser um lugar de interação, de perguntas, respostas, pesquisas e acima de tudo de compreensão da funcionalidade dessa escrita”, complementa. 

Listas com os nomes das crianças e professores do grupo, nomes dos personagens favoritos, nomes das brincadeiras ou brinquedos que o grupo aprecia. Todo esse contexto, acredita a Escola Portal, são excelentes ferramentas para auxiliar a turminha a pensar. 

Na prática 

Leitura de Mundo Escola Portal (1)

Todas as atividades da Escola Portal que envolvem a alfabetização envolvem situações do cotidiano. 

Acompanhe o exemplo abaixo:

Em uma lista dos lanches mais votados pelo grupo, o “bolo de cenoura” foi o vencedor. 

Nesta hora, a professora provoca: 

“Como vamos fazer para escrever essas palavras?”

Nessa hora e junto ao grupo são criadas estratégias de leitura e escrita que vão desde o pensar sobre como a palavra será dividida,  até por onde começar.   

É desta forma, portanto, que as crianças vão pensando sobre a escrita e apropriando-se desse sistema tão complexo. 

À medida que vão crescendo, os pequenos também conquistam a escrita do próprio nome. 

Esse exercício, conforme explica Elaine, é muito rico, pois as crianças passam a entender por que é importante escrever seus nomezinhos e onde eles podem ser usados.  

“A escrita do nome, além de trazer às crianças o aspecto da identidade, incentiva que pensem nas palavras e suas estruturas: comparação dos tamanhos dos nomes, a ordem das letras, a quantidade, letras iniciais, mediais e finais”, acrescenta Elaine. 

Em resumo, o processo de alfabetização compreende elementos importantes e é planejado constantemente, sem nunca perder de vista as conquistas individuais e coletivas.

Trata-se de um ato criador, que dá espaço e promove debates e reflexões junto às crianças. 

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