biblioteca infantil portal (4)

O que uma história pode despertar? Conheça a biblioteca da Escola Portal

Conhecer e reconhecer o mundo através de uma história. Mergulhar em algum conto. Se deixar levar pela leitura e pela viagem no mundo das letras. A literatura é mesmo um infinito universo de possibilidades e é exatamente essa a mensagem que a Biblioteca Infantil da Escola Portal quer repassar para os alunos.

 Mais do que um espaço físico, o local com mais de 3.500 obras de diversos estilos oferece a possibilidade de os alunos desenvolverem o gosto pela leitura, reconhecerem sentimentos e se identificarem com a história de vida de muitos personagens.

Conforme a professora responsável pelos projetos que acontecem na biblioteca, Fabiane Caroline Dias de Almeida Nishimuta, para tornar as visitas ao local mais interativas e dinâmicas, inúmeros projetos acontecem no espaço. 

“Além de os alunos poderem retirar livros para ler em casa, algumas iniciativas como contação de histórias, saraus e trilha de leitura movimentam a biblioteca toda a semana”, explica. 

Na trilha de leitura, por exemplo, as professoras indicam um livro para que os pequenos leiam e reflitam sobre aquela história. 

Em outra iniciativa similar, os próprios alunos escolhem a obra, contam para a turma um resumo do que leram e, posteriormente, perguntam para os ouvintes como se sentiram. 

Datas comemorativas também são trabalhadas no espaço inaugurado este ano. Próximo ao Halloween, alunos do segundo ano estudaram contos e histórias que tinham como pauta principal o medo. Depois disso, falaram do que têm medo e por quê. 

“Em outro momento, no dia 31 de outubro, e com os alunos todos fantasiados, a educadora leu uma história em inglês e pediu que eles desenhassem suas interpretações sobre o conto”, complementa. 

E já que a imaginação rola solta… 

No projeto Contos de Fadas, os pequenos também participaram de uma espécie de confraternização na biblioteca, onde, fantasiados de seus personagens preferidos, escreveram pequenos textos, subiram no palco e relataram para a turma e professora sobre as histórias de quem estavam representando.

Semana da Criança e da Poesia

Outra atividade que envolveu a garotada foi a Semana da Criança e da Poesia. Trata-se de uma espécie de ampliação da biblioteca para outros cantos da escola. 

Nesse contexto, o Sarau Literário envolveu os pequenos em uma transmissão simultânea. 

“Alunos fizeram rodadas de leitura de poesia que eram transmitidas da biblioteca para a sala de aula.”

Outra atividade foi o mergulho na obra O Colecionador de Chuvas, de André Neves, vencedor do Prêmio Jabuti de Ilustração, e um dos indicados para o Prêmio Astrid Lindgren Memorial Award (Alma) 2022. 

O livro deixou a turma do G5S com várias pulguinhas atrás da orelha…

Na semana da criança e da poesia, algumas perguntas foram feitas e o autor, com muita alegria e simpatia, respondeu. Na oportunidade, as crianças foram convidadas a analisar as ilustrações do autor e fazer perguntas para ele. 

Para alegria dos pequenos, a escola conseguiu contato com Neves, que enviou as respostas em vídeo. 

O resultado? 

A transmissão das respostas gravadas no auditório da escola em um momento de muito encanto e contato com uma figura que inspira e faz os olhinhos das pequenas turmas brilharem. Confira no vídeo abaixo:

Como você pode ver no vídeo, a troca com o escritor André Neves colecionou momentos inesquecíveis para a Escola Portal.

Reconhecer sentimentos

Que o contato com os livros traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, já não é mais segredo para ninguém. 

O que a professora Fabiane faz questão de ressaltar é que a iniciativa de mobilizar as crianças a gostarem de livros e de ambientes como uma biblioteca, apresenta um reflexo muito mais profundo na vida dos pequenos.

“A leitura possibilita que as crianças se identifiquem com os personagens e entendam que não estão sozinhas. Através dessa conexão, elas percebem que os desafios que estão vivendo, outras pessoas também vivem e sentem.” 

E não é só isso. A empatia é outra habilidade muito trabalhada com o hábito da leitura. 

“Os alunos conhecem outros pontos de vista, se colocam no lugar do outro e percebem que existem outras maneiras de ver o mundo”, finaliza. 

Vale lembrar que os pais também são bem-vindos e podem desfrutar do espaço acompanhados dos filhos ou sozinhos. 

Quer receber mais conteúdos sobre educação de bebês e crianças?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.