shark tank (1)

Shark Thank: conheça o projeto da Escola Portal que desafia os alunos a criarem iniciativas de impacto

Conceber uma ideia, pesquisar formas de realizá-la, fazer orçamento, estruturar um projeto e defender a criação para uma banca. Todas essas etapas integram o projeto Shark Tank, uma iniciativa do ensino bilíngue da Escola Portal que desafia alunos do sexto ano a criarem um produto inovador, exercitando, claro, o inglês.

Inspirado nos moldes do programa Shark Tank, da Sony Channel, a iniciativa tem como objetivo desenvolver diversas habilidades em uma só tarefa: o trabalho em equipe, a criatividade, a argumentação e até mesmo a capacidade de resolver problemas complexos. 

Conforme uma das professoras orientadoras do projeto, Kaiane Lopes Pereira, o Shark Tank é uma parceria da educação bilíngue, do Trends (Centro de Línguas da escola), e do Maker Space, espaço de criação e prototipação de projetos. 

“Realizamos a primeira edição no começo do ano e a ideia é dar continuidade a esta iniciativa. Os alunos mergulham no desafio do empreendedorismo e aprendem questões como orçamento, plágio, pitching (vender e apresentar a ideia), além de todo o exercício da segunda língua, outro ganho extremamente significativo”, explica. 

Concebendo as ideias

shark tank

Dada a largada para o desafio, os alunos do sexto ano foram divididos em grupos e começaram o trabalho de concepção da ideia. Nesse processo, a orientação dos professores também foi fundamental, afinal além de ser inovadora, a ideia precisaria ser executável. 

“O desafio era claro: criar um produto revolucionário que ainda não existisse, usando o design thinking para solucionar problemas atuais”, complementa a professora Kaiane. 

Nesse processo, os estudantes precisaram responder perguntas como:

  • O que eu vou criar?
  • Qual é o meu público alvo?
  • Já existe algum produto parecido à venda?
  • Quanto eu precisarei investir?
  • E qual preço eu vou colocar no mercado?

“Desse contexto surgiram projetos muito incríveis. Os alunos conceberam uma caneca que esquentava e esfriava o líquido, um aplicativo para expor arte sem ser julgado, um site capaz de pesquisar produtos no mundo inteiro e a iniciativa vencedora: um par de luvas para se comunicar com surdos em libras, através da leitura de QR Code”, lembra Kaiane, orgulhosa. 

O Shark Tank é apenas uma das atividades do ensino bilíngue da Escola Portal e a ideia é replicar esse projeto, agora, para outras turmas envolvendo ainda mais alunos.

“É muito gratificante ver os alunos saírem da zona de conforto e defenderem suas ideias em outro idioma. Uma atividade que encoraja e com certeza, os prepara para o mundo lá fora”, finaliza Kaiane. 

Outras iniciativas como cooking class, inglês na natureza e até debates também são promovidas. Saiba mais sobre como funcionam essas atividades do ensino bilíngue da Escola Portal e a importância de introduzir os alunos desde cedo em uma segunda língua. 

Quer receber mais conteúdos sobre educação de bebês e crianças?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.